Este site utiliza cookies para que lhe possamos proporcionar a melhor experiência de utilizador possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando volta ao nosso site e ajudar nossa equipa a entender quais as seções do site que considera mais interessantes e úteis.
Medicina Tradicional Chinesa
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um sistema de saúde milenar que se baseia em conceitos como o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Esta prática utiliza técnicas naturais, como a acupuntura e a tuina, para prevenir e tratar diversas doenças. A MTC entende que a saúde depende do fluxo harmonioso de energia vital, o “Qi”, pelo corpo. Ao identificar desequilíbrios no Qi, os profissionais de MTC visam restaurar a harmonia, promovendo o bem-estar geral e a cura de forma integrada. Utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo, a Medicina Tradicional Chinesa é cada vez mais reconhecida por seus benefícios terapêuticos e preventivos.
ACUPUNTURA
A Acupuntura é a técnica mais difundida e aplicada da medicina chinesa que, através da inserção de agulhas em pontos específicos de uma rede de vasos que percorre todo o corpo, ativa e estimula as funções inatas de autorregulação do indivíduo com o propósito de atingir o seu bem-estar e equilíbrio. Uma abordagem holística que vai além do mero alívio dos sintomas.
Alguns [dos muitos] benefícios da Acupuntura:
- Reduz dores e inflamações
- Melhora o ciclo do sono
- Diminui a ansiedade e stress
- Melhora a digestão e intestinos
- Fortalece o sistema imunitário
- Reforça a energia
Cientificamente, como se explicam os seus efeitos?
Segundo o modelo neuroquímico do corpo humano, a acupuntura exerce os seus efeitos através da estimulação de terminações nervosas do tecido conjuntivo e dos músculos. Estes nervos libertam neuropeptídeos como resposta ao estímulo efetuado, promovendo o aumento da circulação local, oxigenação e aporte de nutrientes.
TUINA
A massagem Tuina é uma das mais antigas massagens terapêuticas da história da humanidade, com milhares de anos de existência. Esta designação, traz consigo a natureza vigorosa da prática desta massagem terapêutica: “Tui” significa empurrar e “Na” significa agarrar.
São utilizadas técnicas manuais de pressão desenvolvidas para estimular os pontos específicos de uma rede de vasos que percorre todo o corpo, permitindo simultaneamente uma atuação terapêutica e de relaxamento músculo-esquelético. Tuina não visa apenas aliviar os sintomas, mas tenta corrigir as causas subjacentes da doença.
Benefícios:
• Pele – Estimula e tonifica a pele ativando a circulação sanguínea, facilitando a eliminação das toxinas e fornecendo mais brilho à pele
• Circulação sanguínea e linfática – Os movimentos, as percussões, as fricções do Tuina ativam a circulação dos fluidos orgânicos e em particular do sangue e da linfa. Uma melhor circulação sanguínea permite a distribuição do oxigénio nos tecidos e uma melhor eliminação das toxinas.
• Sistema músculo–esquelético – Graças à sua ação estimulante sobre a circulação dos fluídos, as fibras musculares desembaraçam-se rapidamente das toxinas que geram fadiga, distensões, contrações e outras patologias associadas.
• Sistema nervoso – Uma das principais funções deste sistema é transmitir as ordens aos diferentes músculos, coordenar as funções vitais e gerir a informação sensorial. Tuina permite acalmar este sistema, muitas vezes sobrecarregado por demasiados estímulos sensoriais, desde o stress e preocupação a crises de pânico ou depressão.
